terça-feira, 7 de agosto de 2012

07/08/2012 - 4º Encontro Sulbrasileiro das AFABBs da Região Sul

07/08/2012 - 4º Encontro Sulbrasileiro das AFABBs da Região Sul


4º Encontro Sulbrasileiro das AFABBs  da Região Sul reuniu, durante os dias 2 e 3 de agosto de 2012, seus presidentes, vice-presidentes, diretores e demais integrantes das Associações de Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil.
Estiveram presentes as AFABBs do Paraná,  Rio Grande do Sul, Florianópolis, Itapema, Joinville e também as de Mato Grosso e Uberaba, além da AAFBB(RJ) e diretores regionais da ANABB.
O encontro foi realizado na sede da AABB da cidade de BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC),cujos diretores e demais colegas mais uma vez não mediram esforços para nos recepcionar com extrema cordialidade, gentileza e eficiência.
PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil fez-se representar pelo Diretor de Seguridade, Sr. Marcel Juviniano Barros, e pela integrante do Conselho Deliberativo, Sra. Célia Maria Xavier Larichia.
Representando a CASSI - Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, registramos a presença das Diretoras Sra. Mirian Cleusa Fochi e Maria das Graças Conceição Machado Costa e da Conselheira Sra. Loreni Senger Correa, que fizeram palestras e debateram com os presentes sobre os mais importantes temas relativos à CASSI.
AFABB-PR esteve no evento com seus diretores, Moacir Finardi, Sérgio Ricardo Areco Pereira, Luiz Roberto Alarcão, Paulo Leitão e Nereu João Lagos, presidente da associação, além de uma comitiva de 20 associados que partiu de Curitiba na manhã de sexta-feira, dia 3, para prestigiar o evento.
Com mais de 120 pessoas presentes no plenário foram discutidos e debatidos com grande interesse vários outros assuntos envolvendo os principais problemas e reivindicações dos aposentados e pensionistas do BB, com destaque para o SUPERÁVIT da PREVI e sua destinação.
 Ao final do encontro foi redigido o 4° MANIFESTO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ, endereçado ao Ilmo Sr. DAN CONRADO, DD. Presidente da PREVI, cujo texto está sendo amplamente divulgado abaixo:
_x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
ENCONTRO REGIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BANCO DO BRASIL  - AFABBs.


4º ENCONTRO
 SUL-BRASILEIRO DE AFABBs
As AFABBs da Região Sul, que é formada pelas entidades congêneres sediadas nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, devidamente representadas pelos seus presidentes, vice-presidentes e diretores, reuniram-se em sessão especial na cidade de BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC), no dia 03 de agosto de 2012, para discutirem a respeito dos principais problemas e reivindicações dos aposentados e das pensionistas do Banco do Brasil.
Ao encerramento do evento, resolveram redigir, divulgar e enviar para a PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil as seguintes principais ponderações, expressas neste documento intitulado

4° MANIFESTO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Balneário Camboriú (SC), 03 de agosto de 2012.
Ilmo. Sr.
Dan Conrado
DD. Presidente da PREVI
Rio de Janeiro (RJ)

Senhor Presidente.
           
            Primeiramente externamos a V.Sa. os nossos votos de sucesso e pleno êxito na condução dos destinos da nossa Caixa de Previdência, no exercício do mais alto cargo para o qual merecidamente Vossa Senhoria foi recentemente alçado.
            Posto isto e com a devida vênia, vimos de maneira concisa registrar as preocupações que nos afligem sobre a DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT, considerando que as medidas até aqui adotadas, embora tenham trazido algum alívio aos participantes do Plano 1, trouxeram-nos sinais de fragilidade e insegurança diante da postura do patrocinador, Banco do Brasil, que insiste em afirmar que a metade desses recursos lhe pertence.             
            Baseia-se, o Banco, na conhecida Resolução 26, cuja precedência é uma violência aos princípios jurídicos e aos legítimos intereses dos aposentados e pensionistas.  Nossa posição diante dos fatos precisa ser e realmente será inflexível, posto que lutaremos com todas as forças legais para que os resultados dos superávits sejam destinados exclusivamente à "Revisão do Plano de Benefício", conforme explicita a Lei 109. 
            Provavelmente a PREVI irá apresentar outro superávit ao término do exercício 2012, e V. Sa. pode ter a certeza de que novamente iremos empunhar a bandeira de luta que até aqui mantivemos erguida, empregando todos os meios legais disponíveis para evitar que o Banco do Brasil se aposse dos benefícios financeiros que pertencem unicamente aos participantes do Plano 1.
            Dessa forma, Senhor Presidente, permita-nos sugerir a V.Sa., data vênia, que a PREVI poderá, com a sábia interferência de V.Sa., evitar os desgastes de ter que se defender em novas ações judiciais, que certamente serão ajuizadas pelas Associações de Funcionários Aposentados do Banco do Brasil, caso persista sobre nós a aplicação de qualquer medida estranha ao texto da Lei 109.
            Ao Banco do Brasil nós, aposentados,  devemos o reconhecimento de um produtivo e respeitoso relacionamento funcional de muitos anos de carreira, posto que o Banco nos ensinou e nutriu-nos de valores éticos que se amalgamaram à nossa cultura, poliram o nosso caráter e solidificaram a nossa crença no bem e no justo, no legal e no correto, no apego às normas e regulamentos.  Sem sofismas. Sem a aplicação de oportunismos. Sem a nociva prática de interpretações dúbias.
            E é disso, Sr. Presidente, da solidez dessa formação de princípios que parte o nosso inarredável posicionamento: O FIEL CUMPRIMENTO DA LEI.
Atenciosamente,

                  AFABB-PR                                  AFABB-RS                AFABB-SC  
        
             AFABBI-Itapema(SC)                                AFABBJ-Joinville (SC)



Nenhum comentário: